Harley Benton Electric Guitar Kit Single Cut

Entrega entre aprox. Quinta, 4.04. e Sexta, 5.04.
MM
Mick Maia 08.02.2020
Comprei este kit porque em tempos tive uma Gibson Les Paul Studio que vendi há muito tempo e estava com alguma saudade, mas não queria investir milhares de euros numa guitarra que, afinal de contas, não passa de madeira, alguns parafusos e componentes electrónicos.

Primeiro, há que referir o excelente serviço da Thomann, que mantém o cliente informado sobre o estado da encomenda (onde e quando vai ser enviada). O prazo indicado foi cumprido e o produto chegou em excelente estado (a caixa de cartão), portanto parabéns também à UPS.
Não vou enumerar as características do produto, elas estão disponíveis na descrição no site.

- Abertura: todas as peças estavam presentes e bem embaladas, o corpo e o braço embrulhados em plástico de bolhas e na sua própria caixa de cartão. O corpo tem excelente aspecto, sem defeitos, só precisei de lixar um pouco as cavidades que tinham bocados de madeira devido ao corte, nada de anormal. O binding de plástico branco está impecável, de uma ponta à outra.
Quanto ao braço, mais uma vez, nada a dizer, uma suavidade e uma perfeição no acabamento dignos de um instrumento 10 vezes mais caro! Os trastes estão bem limados, as incrustações ("inlay") impecáveis e o tratamento aplicado faz com que esteja pronto a usar tal como está. Da minha parte, dei uma polidela aos trastes (não que precisassem mas porque me apeteceu), pintei o headstock de preto e apliquei um bocado de "danish oil" caseiro atrás só para lhe dar um bocadinho de cor.
Para o corpo, lixei um bocado o produto de selagem que traz, e envernizei o topo em carvalho claro e apliquei "danish oil" nas costas e de lado, já que a cor original era ao meu gosto. Duas camadas mais tarde, fiquei quase com uma cor de "gold top" mas mais amadeirada, não opaca, mas com os veios aparentes, que era precisamente o que pretendia.

De seguida, passei à montagem da electrónica e dos diversos componentes, que foi bastante fácil. Só fiz um teste dos pickups e rotulei-os antes, para não me perder depois nas ligações, já que o manual é a preto e branco e o texto não menciona as cores.
Não usei os afinadores que trazia, instalei uns em forma de tulipa que tinha guardados, portanto não me posso pronunciar sobre eles.
- Agora o som: li algumas críticas negativas e estava um bocado apreensivo, mas fiquei agradavelmente surpreendido: o pickup grave é potente e redondo, a posição do meio acrescenta algum brilho, mas sem perda de volume, e o pickup agudo é a cereja no topo do bolo: um som poderoso, modulável, cheio. Sendo um guitarrista de Jazz/Blues/Rock, encontrei todos os sons que se podem esperar de uma boa Les Paul (não fica nada atrás da Gibson que tinha!). Por 89€, é incompreensível como conseguem este nível de qualidade. Não tenciono trocar os pickups nem a electrónica, a não ser por causa de avaria;
Uma nota positiva para os potenciómetros: li muita coisa má sobre eles, mas no meu caso, os volumes são progressivos, assim como as tonalidades e o selector 3 posições é um bocado "rijo", o que, no meu caso, é uma coisa a favor.

Não precisei de ajustar o truss rod, nem a altura do cavalete, só tive que regular a intoação de duas cordas (sol e si), o resto estava perfeito.

Conclusão: um kit divertidíssimo de montar, pintar, e adaptar ao nosso gosto; um som de grande qualidade que faz corar de vergonha guitarras muito mais caras (não vou citar nomes).
Um grande bravo à Thomann e Harley Benton, se puder, serei novament cliente.

Harley Bentonr Kit Single Cut
Anónimo 04.08.2016
Acabei de adquirir este kit e recomendo a compra a todos os que pretendam construir a guitarra dos seus sonhos.
Consultei videos com o feedback deste produto e posso afirmar que houve uma grande melhoria na construção do corpo da guitarra.

O kit antigo trazia um veener no tampo da guitarra,este trás uma placa de madeira com +\- 1cm onde não são muito perceptíveis as transições de colagem,o que possibilita um acabamento em verniz translúcido.

Gostei muito da qualidade do binding,quer do corpo quer do braço,não gostei muito do ligeiro desalinhamento dos inlays nos últimos frets.

A nível da eletrónica, sendo solderless é um descanso. Todas as ligações vêm feitas bastando apenas ligar os terminais dos pickups depois de instalados.Aqui tambêm está patente o nível de qualidade na montagem dos componentes.

Quanto ao braço,gostei do facto de ser muito maciço,os frets têm óptimo alinhamento. O fretboard não tem imperfeições (ex:nós).

Pensei utilizar outro nut,mas o que vem com o kit para alêm de estar,muito bem cortado,tem uma tonalidade muito próxima da tonalidade do binding (Branco), longe daqueles nuts amarelos que eu dispenso.

Em relação aos pickups,têm um som clássico muito caracteristíco, próprio das singlecuts. Caso optem por outros pickups,existe a mais valia de apenas ligar os fios ao terminal do conjunto e está feito.

A cavidade dos controlos pode necessitar de uma ligeira intervenção,raspar restos de cola e lixar aqui e ali para a cavidade ficar toda lisa,isto se acharem oportuno.

Básicamente estes são os pontos chave para mim,o resto do material é todo satisfatório,nada a assinalar.
Aconselho vivamente a compra deste produto.

Pois este é seguramente apenas um dos muitos que irei adquirir.

Por último gostaria de fazer referência ao facto de ter recebido a encomenda rápidamente.

Felicitações à equipa Thomann.

a
Fantastica
aaswert 21.04.2020
Muito bom acabamento para o preço que se paga.
È engraçado perder uns dias ali de volta daquilo e personalizar ao nosso gosto a guitarra. aconselho vivamente, então em tempos de quarentena dado o Covid-19 dá para entreter. A minha filha com 6 anos montou a guitarra sozinha :) muito fácil mesmo.

L
A Nice buy
Leomorfina 13.11.2022
Some problems with inicial regulations, need deep skils of how to regulate a guitar and some especialyzed tools, but is a nice buy anyway.

T
Correto para um primeiro Diy
Thalos 03.06.2018
Foi o que esperava,um kit diy, não sem entraves, o condicionamento da Thomman deixa algo a desejar, os sacos vem abertos, "os parafusos vão riscar todas as partes polidas" as furações não são muito justas, incusive, encontrei furos a mais no corpo da guitarra, o material em si serve o fim desejado mas precisamos algum conhecimento para concluir a montagem, em geral, correto para o preço.

S
Bom Kit, não é perfeito mas muito boa qualidade
SkyfighterZX 26.05.2019
Um bom Kit, nunca tinha lidado sequer com uma guitarra eléctrica, mas adorei a experiência de puder costumizar a minha própria guitarra, as peças vieram em óptimo estado, o corpo tinha algumas marcas de maquinaria menores mas nada que lixa não repare, o braço, impecável, sem duvida otima qualidade, 100% direito, acabamento 5 estrelas, trastes bem acabados e no meu caso vinham nivelados, no entanto acredito que nem todos saiam iguais, já os electrónicos foram o único problema que tive, as soldas dos botões rotativos tinham defeito, estavam soldados no entanto havia problemas de passagem portanto tive que refazer toda a instalação electrifica para puder utilizar ambos os pickups, pois apenas um set de knobs funcionava inicialmente, no entanto o problema foi resolvido,noto tambem a falta de alguns parafusos, mas nada de importante. Estou bastante satisfeito para uma primeira compra, e sem duvida um bom kit

AN
Faça você mesmo!
Alberto Nunes 15.01.2023
Diferente.
Com um cunho próprio do comprador. Excelente preço e com uma boa prestação.

AS
Fun and rewarding build
Al Santos 16.09.2020
I was a bit taken back by the less than optimal build quality of the body, with so many imperfections that I have decided to relic the guitar, ageing its finish.
Sanded it, painted it, varnished it, assembled it and then I was blown away by the quality of sound it has.
I mean for the price it sounds fantastic.
Given that I mainly play Blues and derivatives, the Hums are right on par giving me either a bright tone for those heart felt solos, or a mellow tone for backing the music.
I love it.

And the neck was already pretty well finished and only needs a few retouches like polishing the frets, but it fit right in without any changes, it plays wonderfully.

All in all a positive note and although I may not buy a kit again, it was a satisfying experience.

Z
KIt Single Cut Perfeito
ZinnZug 27.04.2019
Sempre quis aprender um instrumento musical, assim como gosto muito do design deste single cut, para alem da grande capacidade de dominar as técnicas manuais de execução e acabamento em madeiras; o que fizeram deste kit um conjunto perfeito.
Com muita paciência e estudo, para um acabamento lacado e perfeito (Esmalte alquidico uretanado/verniz);e após dois meses de trabalho, obtenho um instrumento perfeito e que dá muita satisfação em toca-lo.
Recomendo a quem queira montar esta guitarra e lhe dar um acabamento mais completo; estude o assunto e qual o acabamento que pretende. Pode encontrar na Internet, muitas dicas para o acabamento do corpo da guitarra.
As ligações electrónicas da guitarra, estão muito simplificadas, e o manual explica muito bem em língua inglesa a sua montagem. Caso tenha conhecimentos em electrónica, pode sempre estudar o assunto e melhorar a guitarra nos componentes electrónicos, já por si só são razoáveis.
Humbuckers de boa qualidade, tanto que o selamento interior é feito em cera, e ambos os pickups tem posição e valores de impedância diferentes (7K/5K), para (N)eck ou para (B)ridge. Som cheio e bem presente e nada diferente da original.
Recomendo este kit para quem queira modelar um instrumento ao seu gosto pessoal ou simplesmente quem queira montar uma single cut.

R
Review
RicardoBraz 12.10.2022
Som muito bom, a qualidade dos carrilhoes podiam ser um pouco melhor, fora isso 5 estrelas, preço excelente para a qualidade do produto.