Total
Manuseio
Características
Som
Acabamento

Melhor interface de áudio nesta gama de preços e um sério rival a produtos 3 vezes mais caros

Hardware da Yamaha e software da Steinberg são, de facto, garantia de qualidade.

Uso a UR44 no meu estúdio caseiro, onde serve de pré e interface de áudio. Corro a saída stereo dum mixer nos line-ins localizados na traseira da interface, um microfone condensador na entrada 1 e costumo deixar as restantes 3 entradas livres para quando quero ligar outro microfone, guitarra, baixo ou sintetizadores.

As duas saídas para headphones são incrivelmente úteis quando se trabalha em conjunto com outra pessoa, particularmente aquando de gravações. No entanto, pecam ligeiramente por falta de potência - algo comum nas interfaces desta gama. Estou a usar uns headphones de 80ohm de momento. De notar que este ponto é altamente subjectivo.

No geral a qualidade de som é excelente, sendo de destacar a claridade dos prés. Falando dos mesmos, com o ganho no máximo (quase nunca serão utilizados nesta definição) o ruído continua virtualmente inaudível, na gama de valores entre os -100dB e -90dB - que corresponde à gama dinâmica presente em CDs (16 bit, 96dB). Mais uma vez, 90 dB de gama dinâmica com os prés no máximo!

Com os prés no mínimo, o nível de ruído assenta sensivelmente nos -150dB.

Ou seja, nunca haverá ruído perceptível introduzido pela interface.

O software de controlo é muito bom e traz ferramentas básicas para ajudar a esculpir o som. Há uma reprodução duma consola tradicional onde cada canal tem direito a um low pass, troca de fase, send de reverb, channel strip (compressor, equalizador, emulação de pedais), pan, nível, mute e solo. Há ainda a possibilidade de agrupar pares de canais no caso de se tratar de sinais stereo.

O MIDI in e out são uma espécie de brinde e, no meu caso, evitaram que tivesse que gastar mais dinheiro numa interface MIDI à parte para controlar o resto do hardware.

Em meio ano de uso não consegui encontrar nenhum defeito, por mais pequeno que fosse.

Recomendo vivamente esta interface.

Anterior